terça-feira, 23 de agosto de 2011

Estrutura do Marina

Redondo




Parquinho




Quadra



Entrada da Quadra



Campo


Refeitório




Entrada do Marina



Aréa de Serviço


                                                              Corredor das Salas de Aula

 
                                                                       Secretaria

                                                              Sala dos Professores

                                                                         Sacada
                                                               Escada da Sacada

                                                             Ambiente de Visitantes

                                                                 Corredor do Patio

Corredor do PB-I









terça-feira, 9 de agosto de 2011

Histórico da Escola

Pelo Decreto Nº 3.883, de 20 de novembro de 1996, o Engenheiro José Roberto Fumachi, Prefeito do Município de Itatiba,decreta que fica criada, à partir desta data, da Rede Municipal de Ensino, no Bairro das Brotas, a escola de ensino fundamental ''CAIC Itatiba''.
Com a lei N° 2.874, de 27 de dezembro de 1996, o CAIC passa a denominar-se escola de ensino fundamental ''Profª Marina Araújo Pires''.
A lei N°2.984, de 06 de março de 1998 o engenheiro Adilson Franco Penteado, prefeito do Município de Itatiba, no art.6° diz que o CAIC passa a denominar-se Centro Educacional e Cultural de Itatiba, Ceci, ''Profª Marina Araújo Pires''.
A lei N°2.986, de 06 de março de 1998, dispõe sobre a criação da escola municipal de educação infantil. No art. 1° fica criada, na rede municipal de ensino a Escola Municipal de Educação Infantil, EMEI ''Azulão'', anexo ao Centro Educacional e Cultural de Itatiba ''Profª Marina Araújo Pires'', localizada na Av. Vicente Catalani, 1555, Bairro das Brotas.
O CECI foi inaugurado no dia 06 de março de 1998, com as presenças do Ministro da Educação e Desporto Paulo Renato de Souza, o Governador do Estado de São Paulo Mário Covas, a Secretária de Educação Rose Neubauer, o Prefeito Engenheiro Adilson Franco Penteado e demais autoridade locais.
Na direção da escola estava a Profª Shirley de Cássia Belgini e as aulas começaram a funcionar no dia 05 de fevereiro de 1998, com as seguintes dependências: 10 salas de aula no período da manhã e 8 salas de aula, mais 2 salas de aceleração no período da tarde, sendo que estas duas salas de aceleração começaram a funcionar no dia 24 de março de 1998.

Biografia do Patrono

Marina era uma das filhas mais novas do casal Florêncio Carlos de Araújo, e de dona Etelvina Teixeira de Araújo e residiu até o seu casamento, no casarão da rua Jorge Tibiiçá, construído pela sua família. Nascida em 7 de março de 1914, Marina iniciuou seu estudo no Grupo Escolar Coronel Júlio César, posteriormente fez o Preparatório na Escola Paroquial Sagrado Coração de Jesus, para ingressar finalemnte no Instituto Caetano de Camos em São Paulo, que era a melhor escola de ensino Normal do país, onde se formou professora no ano de 1931.
Trabalhou na Revolução de 1932 como voluntária, assistindo a saúde dos enfernos. Seu ingresso na carreira de professora teve início no Grupo Escolar Coronel Júlio César, como substituta, efetivando-se na Escola Pública numa colônia japonesa no município de Pindorama.
Posteriormente foi transferida para o nosso município, no Bairro Morro Azul. onde lecionou até se casar. Em 1943 casou-se com Joaquim Antonio de Camargo Pires, recebendo o nome de marina araújo pires e após seu casamento, pediu exoneração do magistério público, para dedicar se à família.
Deixou o serviço público, mas não o magistério, pois morando na Fazenda Figueira, no bairro do Alagado, continuou o seu magistério de amor, dando aos colonos e seus filhos, aulas de higiene, início de alfabetização de adultos e preparava as crianças para a Primeira Eucaristia.
Marreu nova, com apenas 55anos no dia 18 de março de 1969.